Um marco na história do Partido Comunista do Brasil de Itajaí. Assim pode ser considerada a convenção municipal que o Partido realizou na noite de ontem, dia 27, lotando o plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí. Por unanimidade o PCdoB indicou o nome de Sara Ternes para ser a vice-prefeita na chapa com o pré-candidato Níkolas Reis, do PT.

Além deste importante passo para o projeto que o Partido tem para o município, foram apresentados os seis candidatos a vereador da sigla para as eleições 2012, incluindo o atual representante do PCdoB na Câmara, Marcelo Werner, que estarão em coligação com o PT na proporcional.

Ovacionada pela militância, Sara Ternes foi o destaque da noite, por ser o nome escolhido para voltar a representar o PCdoB nas eleições majoritárias, cargo que o Partido não disputava diretamente desde 1992. O seu nome foi indicação da direção municipal com o aval da direção estadual do PCdoB, representada na convenção pelo secretário de organização Divo Ghizoni.

Aos 34 anos, Sara já ocupou vários cargos no diretório de Itajaí, incluindo a presidência, além de fazer parte da atual direção estadual do PCdoB e vir de família histórica da esquerda itajaiense. Pós graduada em Administração Publica e Gerência de Cidades, também preside o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Em sua fala, enalteceu o apoio que tem recebido e do Partido e a importância de renovação no governo municipal.

“É uma honra poder representar o PCdoB em uma candidatura com esta, estou orgulhosa da unidade partidária que está demonstrada nesta noite. Itajaí precisa de renovação e esta é uma grande oportunidade, não só com uma chapa jovem, mas uma chapa com novas ideias”, destacou em seu discurso.

Convidado a se pronunciar pelo presidente municipal do PCdoB, Fabrício de Assis, o pré-candidato a prefeito do PT, Níkolas Reis, se disse lisonjeado com a indicação do PCdoB e ressaltou a parceria histórica que os dois partidos têm em nível nacional.

“É uma parceria importante que rende frutos positivos até hoje, tanto no Brasil quanto em Itajaí. O PCdoB é um dos únicos partidos em Itajaí que tem aquilo que vai ser muito importante nesta campanha, que é coragem. Com certeza temos um grande futuro pela frente juntos”, disse o pré-candidato do PT. O Partido dos Trabalhadores irá definir se homologa a chapa de Níkolas e Sara no próximo sábado, em sua convenção municipal, também na Câmara de Vereadores.

Marcelo Werner, primeiro vereador eleito da história do PCdoB em Itajaí, também discursou em nome da união de forças entre os partidos, lembrando a necessidade de uma mudança no governo da cidade. “Percebemos hoje uma ausência grande de políticas que atendam do Limoeiro a Praia Brava, é um governo cansado e sem projetos. O PCdoB elaborou seu plano de governo incluindo todas as áreas, porque Itajaí precisa voltar a crescer”, avaliou.

Lançamento da chapa de vereadores

Após a indicação para a chapa a majoritária, a palavra foi aberta a plateia, momento que militantes e simpatizantes destacaram a força que o Partido entra nas eleições 2012.  Na sequência, foi a vez da sigla lançar os seus seis candidatos a vereador para as eleições deste ano. Bastante aplaudidos, os indicados entraram um a um no plenário e tiveram a oportunidade de falar ao público.

Além de Marcelo Werner, a chapa apresenta nomes novos para o cenário político local, mas que possuem trabalhos reconhecidos em suas funções junto a comunidade itajaiense.

São eles: Claudio João Cruz (cadeirante e líder comunitário), Nildo Candido Junior (professor de cursos profissionalizantes), Nilson José (radialista, presidente do Conseg da Fazenda e líder no setor da pesca), Luciene Souza (professora há 25 anos da rede municipal e esposa de Silvonei Batista, candidato a prefeito do PCdoB em 1992) e Solange Vivas (professora da rede estadual e dirigente do Sinte).

Anúncios