A comunicação nas campanhas eleitorais deste ano foi o tema principal do seminário realizado em Itajaí no último sábado, dia 9, pela macrorregional do litoral norte do PCdoB para os pré-candidatos da sigla na região. O jornalista e membro do comitê central do Partido Bernardo Joffily falou a respeito do planejamento de comunicação das campanhas. Já o especialista em redes sociais e militante do PCdoB de Florianópolis, Wladmir Crippa, palestrou sobre o uso da internet e suas ferramentas durante o pleito eleitoral.

Bernardo iniciou o encontro dando um panorama geral da situação política no mundo e no Brasil, até chegar em Santa Catarina. Segundo ele, a direção nacional do PCdoB trata as eleições deste ano com um acontecimento inédito para a história do Partido, pela proporção que o PCdoB tem alcançado em todo o território brasileiro.

“Temos chances grandes de se conquistar a prefeitura de três capitais do país, sendo duas delas no Sul, com Porto Alegre e Florianópolis. Além disso, o PCdoB deve fazer um número expressivo de prefeitos e vereadores em vários Estados da Federação”, explicou Joffily, que foi homenageado recentemente no seminário nacional do PCdoB, como um dos fundadores do Portal Vermelho (www.vermelho.org.br).

Na sequência Bernardo deu uma explicação geral sobre a comunicação na campanha e ressaltou a importância que este fator tem em uma eleição. Para ele, cada candidato deve descobrir a melhor forma de explorar suas qualidades e divulgar sua imagem. “A comunicação é fundamental para chegar ao eleitor e levar a nossa mensagem para conquistar a confiança da população”, justificou.

O jornalista também ressaltou a relevância que as propostas e bandeiras do PCdoB têm para dar sustentação política para as campanhas dos candidatos. “A comunicação é a arte de traduzir as ideias do Partido para a realidade de cada cidade, este será em parte o segredo para impulsionar a campanha”, finalizou.

Depois foi a vez de Wladmir Crippa trocar informações com os cerca de 20 pré-candidatos presentes no encontro. Ele tratou da importância das redes sociais na política e deu dicas de como otimizar o uso da internet para usufruir das ferramentas disponíveis. “As redes sociais tem o poder de disseminar a comunicação de uma forma rápida e eficiente. Elas são o boca a boca digital na campanha”, exemplificou o palestrante.

Após uma rodada de perguntas aos convidados, o seminário foi encerrado pelo presidente em exercício do PCdoB de Itajaí e membro da direção estadual, Fabrício de Assis. “Foi um encontro positivo, que contou com uma boa participação dos nossos pré-candidatos e deu uma ótima noção de como eles poderão trabalhar a comunicação durante as eleições”, avalia.

 

Anúncios