Os 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) serão comemorados com o simbólico corte do bolo amanhã, dia 24, em Itajaí. Organizado pelo diretório local, o corte e a distribuição gratuita das fatias de bolo que celebram o aniversário do Partido irão ocorrer às 9h30 na rua Hercílio Luz, no centro da cidade. Militantes, amigos e a população em geral estão convidados a participar da confraternização. O diretório de Itapema também realizam corte de bolo no sábado.

Fundado em 25 de março de 1922, o PCdoB é a organização política de vida mais longa de toda a história do país e comemora seus 90 anos vivendo um dos melhores momentos de sua trajetória, após viver seis décadas de clandestinidade e de luta pela democracia até a década de 1980.

Para Marcelo Werner, presidente da sigla em Itajaí, este bom momento também se reflete no município. Com um número crescente de filiados, a sigla chega as eleições 2012 com uma chapa forte de pré-candidatos a vereador e também com um pré-candidato a prefeito.

“O PCdoB cresce em toda a região, realizamos um curso de formação bastante positivo e agora várias cidades estão se organizando para celebrar o aniversário do Partido neste final de semana, este é um fato inédito em Santa Catarina que temos que comemorar”, avalia.

Na noite de ontem, dia 22, o vereador usou o seu espaço na tribuna para enaltecer os 90 anos do Partido e exibir um trecho de um vídeo que resume a história de lutas e conquistas do PCdoB ao lado do povo brasileiro.

Macrorregional prestigia sessão solene dos 90 anos na Alesc

Cerca de 30 militantes da região do litoral norte prestigiaram na noite de quarta-feira, dia 21, a sessão solene em celebração dos 90 anos do PCdoB, realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por solicitação da deputada comunista Ângela Albino.

Com o plenário lotado, a sessão durou pouco mais de uma hora e foi marcada pelas homenagens aos militantes que lutaram pela democracia no Brasil durante o período da ditadura militar, responsáveis pela organização do Partido em Santa Catarina. Marcelo Werner prestigiou o encontro como presidente da sigla em Itajaí e também representando a Câmara de Vereadores do município.

“Há na existência deste partido de 90 anos um valor que não pertence apenas aos comunistas: o exemplo de que é possível e necessário fazer política como uma práxis transformadora e nobre, mesmo quando o preço é tão alto como o foi de 1922 até hoje”, destacou Ângela durante seu discurso.

Veja fotos da sessão solene dos 90 anos

História do PCdoB*

Fundado em Niterói por nove delegados, representando 70 militantes, espalhados por oito núcleos, de Porto Alegre a Recife, o Partido viveu seis de suas nove décadas na clandestinidade.

Foi o partido da insurreição de 1935, da luta contra o Estado Novo, o pioneiro dos embates pela reforma agrária, das reivindicações e conquistas trabalhistas, da campanha para a incorporação do país no esforço de guerra dos aliados contra o nazifascismo, do movimento nacionalista “O Petróleo é Nosso”.

O PCdoB é também o partido da democratização de 1946 e da Assembleia Constituinte e, quando a noite dos tempos se abateu sobre a nação, foi o partido da luta contra a ditadura militar, da Guerrilha do Araguaia, dos embates pela anistia e a Constituinte, as Diretas Já e a redemocratização completa do país. O partido da luta contra o neoliberalismo e cofundador da Frente Brasil Popular que iniciou em 1989 a caminhada vitoriosa que, 13 anos depois, levaria Lula para a Presidência da República.

* Colaboração de José Reinaldo, secretário nacional de Comunicação e da Comissão Política Nacional

História em Itajaí

O PCdoB de Itajaí atravessa nos últimos anos os seus melhores momentos desde sua fundação na cidade, no ano de 1988. Com o crescimento considerável de seus filiados, o Partido conquistou seu primeiro mandato a Câmara Legislativa em 2008, com Marcelo Werner. Confira abaixo uma linha cronológica que mostra o crescimento do PCdoB na cidade:

1988 – Registro da primeira ata e do primeiro pleito eleitoral do PCdoB em Itajaí.
– Eloá Pini Monteiro foi candidata a prefeitura, conquistado 231 votos e Luiz Carlos Monteiro fez 119 votos para vereador

1992 – É a vez de Silvonei Batista de Souza ser candidato a prefeito com 339 votos e Perivaldo Oliveira Neiva fazer 110 votos para vereador

2000 – O PCdoB apoiou a coligação Aliança Popular Cidade Saudável na majoritária e Laureci Serpa Júnior fez 177 votos para vereador

2004 – O PCdoB apoiou a coligação Todos por Itajaí, vencedora das eleições majoritárias e Fabrício de Assis fez 128 votos para vereador

2008 – Marcelo Werner é eleito o primeiro vereador do PCdoB em Itajaí, com 1909 votos e o PCdoB apoiou a coligação Pelo Bem de Itajaí

Anúncios